Luiz Phillippe Gomes Rubini | Impressão 3D em construção civil

Luiz Phillippe Gomes Rubini
3 min readSep 7, 2021
Luiz Phillippe gomes rubini

O 3-Dimensional (3D) foi introduzido pela primeira vez nos anos 80, embora fosse caro e complexo de usar. É por isso que muitos não o utilizaram durante esse período.

No século XX, o custo da impressão 3D era acessível e fácil de usar. Tornou-se popular por causa disso. É usado no setor de saúde e aeroespacial para projetar produtos, produzir ferramentas, eletrônicos e componentes. Alguns anos depois, tornou-se uma necessidade na indústria da construção. O Desenho Assistido por Computador (CAD) é usado para produzir um protótipo digital tridimensional do trabalho original. Um scanner tridimensional pode ser usado para digitalizar a imagem para o computador. O design é examinado pela gráfica, que apresenta vários estágios de impressão combinados para formar um item. Não é um método rápido, mas pode criar qualquer formulário necessário.

“O método que você usar vai determinar quantos componentes a impressora pode criar ao mesmo tempo em várias cores”, contribuiu Luiz Phillippe Gomes Rubini. Luiz Phillippe Gomes Rubini é empreiteiro e coordenador especialista em controle de custos e refinado planejamento de obras.

Uma técnica de alta resolução pode aumentar a precisão da impressora. Este processo elimina materiais de quaisquer produtos impressos em tamanhos grandes.

Você pode aplicar materiais que podem se dissolver e ter características salientes quando fabricados. Os materiais metálicos são caros, mas os moldes são mais baratos de usar.

Benefícios da impressão 3D

Prejuízo diminuído

O 3D reduziu o risco de acidentes de construção sofridos pelos trabalhadores da construção civil no local. Construir com materiais de concreto é arriscado e difícil, então o gás 3D tornou isso mais fácil e seguro. Os funcionários têm menos lesões, menos relatórios para escrever sobre as lesões e trabalham mais rápido do que usando o método tradicional.

Gestão Eficiente de Recursos

Recursos e materiais são utilizados de forma criteriosa, sem qualquer desperdício. As impressoras tridimensionais usam a mesma quantidade de materiais para construir um piso, uma parede e muito mais. Não há necessidade de comprar materiais em grandes quantidades porque o 3D tem uma quantidade específica de materiais necessários. Esse método de construção tem sustentabilidade e melhora o meio ambiente. É uma forma mais barata do que o método antigo.

Trabalho Oportuno

O trabalho é feito mais rápido quando você emprega o método 3D. A velha técnica de construção leva muitos meses para ser concluída. Considerando que, uma impressora tridimensional leva apenas algumas horas. Também pode demorar alguns dias, dependendo da complexidade do projeto. Uma construção inteira pode ser feita em um dia. Os trabalhadores podem concluir um projeto e prosseguir para outro. Quanto mais projetos fazem, mais salários recebem.

Método de construção menos caro

Os preços de impressão tridimensional são inferiores aos do método de construção antigo. Esforços, feridas, custo de recursos e tempo são reduzidos ao aplicar as técnicas 3D. Os trabalhadores podem ganhar mais dinheiro e gerar mais receita devido ao custo reduzido de produção. Os funcionários que trabalham em uma empresa de construção podem aprender novas habilidades digitais. Eles podem fazer uso dele dentro e fora da indústria da construção. Isso lhes dá uma sensação de segurança no que diz respeito à empregabilidade.

Em conclusão, as empresas emergentes estão criando tecnologias tridimensionais novas e inovadoras para melhorar a indústria da construção. As pessoas começaram a viver em casas impressas em 3D e as pessoas nas áreas rurais terão acesso a elas em breve. É uma habilidade engenhosa que trouxe um tremendo desenvolvimento para a indústria da construção.

--

--

Luiz Phillippe Gomes Rubini

Luiz Phillippe Gomes Rubini é empreiteiro e responsável pela coordenação das obras e gestão de diversos aspectos dos canteiros de obras. Ele também consulta cli